O algoritmo do Google utiliza centenas de requisitos para ranquear melhor o seu site. Poucas pessoas sabem, mas as páginas de erro 404 servem tanto como uma estratégia de SEO, como também para uma forma de melhorar a experiência do usuário (UX).
Hoje vamos explicar um pouco sobre o que é o erro 404, qual a importância desse tipo de página. Separamos também algumas dicas para que você possa criar uma página bem agradável para o seu usuário.
O erro 404 nada mais é do que aquela página não encontrada dentro de algum site. Historicamente essa página de erro sempre foi tratada como uma coisa muito ruim no ponto de vista do usuário, isso se deve a frustração de não conseguir ler aquele artigo ou comprar um determinado produto.
Se voltarmos um pouco no tempo, vamos lembrar de páginas 404 horrorosas, todas em inglês e sem o menor arrependimento por não mostrar aquilo que você estava procurando.
Esse tipo de conteúdo não só diminuía a confiança e credibilidade do site como muitas vezes ele ficava marcado como algo de baixa qualidade.
Ainda hoje, as pessoas não se acostumaram com esse tipo de página, mas existem formas de driblar esse erro com bom humor e criatividade, transformando uma impressão negativa em uma solução.
De qualquer forma, não importa a quantidade de erros de rastreamento de que você resolva no seu site, sempre haverá em algum momento uma página 404.
Por esse motivo, é importante customizar esse tipo de página para amenizar esse pequeno problema e de repente – quem sabe – criar uma oportunidade dentro de um cenário negativo.
Até porque diversos estudos comprovam que uma página 404 personalizada pode diminuir a recorrência de bounce rate (taxa de rejeição) do site.
A verdade é que esse tipo de erro só pode ser causado por 5 fatores: Conteúdo excluído, links quebrados, mudança de URL sem o devido redirecionamento, erro de digitação da URL ou problemas com o servidor.
Com o passar dos anos buscadores como o Google mudaram seus algoritmos, juntamente com a sua filosofia a respeito sobre quem deve se manter no topo das pesquisas. Antes a prioridade era 100% em cima da palavra-chave, mas com o passar do tempo essa ideia mudou e agora eles priorizam a experiência do usuário.
Websites que conseguem gerar um conteúdo relevante e que incentive a interação com o visitante, faz com que o domínio receba um peso extra, aumentando sua relevância dentro das pesquisas orgânicas.
Esse mesmo conceito de usabilidade, é importante para evitar que os usuários acessem o site e saiam sem executar nenhuma ação em menos de alguns segundos.
O efeito de uma página 404 sem customização, pode se tornar algo catastrófico para a otimização do seu site. Por conta disso a personalização da página 404, passou a ser tão importante para um bom SEO.
A tentativa aqui é para diminuir a taxa de abando de página e ainda tentar mudar uma experiência ruim, em algo agradável ou até em algo que possa estimular o visitante a navegar por páginas similares ao conteúdo buscado.
Se você está se questionando sobre como criar uma página 404 que seja amigável, não se preocupe, pois separamos algumas dicas para você.
A DGAZ é uma Agência focada em Marketing Digital. Somos uma Especialistas em SEO e Google Partner Premier, ou seja toda nossa equipe é certificada pelo Google.
É fato que as diferentes gerações de usuários interagem com a internet e as redes…
O SEO que conhecíamos está mudando rápido. A inteligência artificial não só está transformando a…
Em 2015, fazer SEO era quase como seguir uma receita de bolo: Palavra-chave no título …
A inteligência artificial generativa rapidamente se tornou parte do nosso cotidiano. Em meados de 2022,…
Alcançar boas posições nos resultados de busca do Google é um verdadeiro desafio. Por isso,…
No universo cada vez mais visual da internet, os vídeos dominam a atenção do público. …