Quando se fala em internet, sites e posicionamento de sites nos motores de busca, um dos fatores mais importantes é o projeto de SEO.
Mas você sabe o que é SEO? O Search Engine Optimization é um dos maiores aliados de quem tem um projeto online.
Afinal, essa sigla diz respeito a todas as técnicas envolvidas no trabalho de otimização, que permitem colocar seu site entre os primeiros da lista em uma página de busca do Google, Yahoo ou Bing.
Depois de colocar seu projeto de SEO em andamento, o monitoramento de alguns KPIs (indicadores-chave de performance) se faz crucial. Afinal, são as KPIs que vão mostrar a performance do seu projeto de SEO e se está dando resultados efetivos.
Para mostrar quais são esses indicadores, a DGAZ Marketing preparou este artigo! Aproveite as dicas e boa leitura!
O que são KPIs no seu projeto de SEO?
Os KPIs são métricas objetivas que ajudam a medir e dar clareza ao sucesso de uma determinada campanha online.
Sabe quais são os KPIs mais importantes quando se trata de medir o sucesso de seus esforços de seu projeto de SEO e marketing digital? Confira alguns KPIs críticos que você deve acompanhar!
Sessões orgânicas
As sessões orgânicas avaliam as visitas ao seu site vindas dos mecanismos de pesquisa como Google e Bing.
Assim, uma sessão é definida por uma visita ao site e pelas ações executadas pelo usuário durante essa visita. E, em seguida, pela saída do usuário do site.
Se um usuário estiver ocioso, a sessão expirará após 30 minutos de inatividade por padrão. Além disso, um único usuário pode ser responsável por várias sessões.
O crescimento do tráfego orgânico é o indicador de desempenho chave mais importante. Isso porque se alinha mais claramente ao objetivo primordial do SEO: obter mais visitas em seu site.
Classificação das palavras-chave do projeto de SEO
A classificação de palavras-chave é onde suas palavras-chave específicas estão posicionadas nos principais mecanismos de pesquisa como Google ou Bing.
Ou seja, quanto mais próximo da primeira posição, melhor.
Naturalmente, existem algumas palavras-chave que serão classificadas mais facilmente, como o nome da sua marca ou palavras-chave de cauda longa altamente segmentadas. Outras farão parte de um projeto de SEO de longo prazo.
Por isso, a classificação de palavras-chave é um KPI essencial, porque as melhorias na classificação de palavras-chave são o primeiro ponto de entrada para alcançar outros objetivos principais: mais tráfego, leads e vendas.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é uma métrica importante também. Ela mede a porcentagem de sessões em que o usuário carrega a página e sai imediatamente sem executar nenhuma ação.
Assim, a taxa de rejeição é calculada dividindo o número de sessões não interativas pelo número total de sessões.
Tempo de carregamento da página
O tempo de carregamento da página é um contribuinte subjacente à maioria das métricas discutidas até o momento. Então, pense em como você se comporta como usuário.
Se um site demorar muito a carregar, é mais provável que você volte para a página de resultados de pesquisa.
Se um site é muito lento para carregar, é menos provável que você explore páginas mais profundas no site.
O Ideal para manter o usuário nas páginas é manter a taxa de carregamento o mais baixa o possível. E um dos pontos de um Projeto de SEO é otimizar o tempo de carregamento
Assim, como usuário, você também tem menos probabilidade de converter vendas porque sua primeira interação com esta empresa foi frustrante.
Leads / Conversões são indispensáveis em um projeto de SEO
Esse é um KPI essencial, pois está intimamente relacionado ao objetivo principal do negócio: aumentar a base de clientes e aumentar as vendas.
Logo, os dois primeiros fatores de classificação estão relacionados à atração de visitantes do seu site pelos mecanismos de pesquisa.
Contudo, que ação você precisa que os usuários tomem quando chegam ao site?
Certamente, você deseja gerar um lead, que será convertido em uma venda.
Portanto, um lead é qualquer tipo de contato com um cliente em potencial, podendo chegar por meio de:
- Inscrição na Newsletter;
- Envio do formulário de contato solicitando mais informações;
- Cadastro para um webinar;
- Compra concluída.
Ao configurar metas e eventos no Google Analytics, pode-se rastrear leads em várias dimensões:
- Você tem uma taxa de conversão mais alta no mobile ou no computador?
- Quem acessa mais: homens ou mulheres?
- Qual página gera mais leads?
Você também pode configurar funis de meta para ver em qual página os usuários saem do site e fazer melhorias para gerar mais negócios!
Gostou das dicas da DGAZ Marketing? Somos uma agência especializada em SEO e Links Patrocinados que está pronta te ajudar a alavancar sua empresa. Entre em contato e conte com nossa ajuda para o sucesso de seu projeto de SEO!