Blog

Black Hat ou White Hat? Entenda as diferenças e o impacto no SEO

 

Assim como na vida, a otimização de sites (SEO) sempre apresentou dois caminhos para se trabalhar, o modo White Hat e o modo Black Hat. A DGAZ separou para você as principais diferenças e qual o impacto de cada uma na sua aplicação web.

O que é Black Hat?

De um modo geral o termo “Black Hat” se refere a pessoas ou técnicas que utilizam meios obscuros (e muitas vezes ilegais) para atingir seus objetivos dentro de uma instituição ou sociedade.
No caso das estratégias de SEO, o Google sempre busca aprimorar os seus resultados, priorizando o conteúdo de qualidade para o seu usuário final. Para que ele consiga exibir de forma integra os resultados, mais de 200 variáveis são utilizadas para qualificar o site. Nesse caso, o Black Hat é uma forma que visa burlar os parâmetros dos buscadores com técnicas maliciosas, buscando sempre a qualificação mais alta, por mais que o seu conteúdo seja inferior a de outros concorrentes.

O impacto do Black Hat no SEO

Você deve estar se perguntando se essa forma “Mandrake” de se trabalhar realmente funciona e o seu site ganha posições nas listagens do Google. Bom, a curto prazo é possível sim melhorar o rankeamento com esse tipo de técnica, mas com o passar do tempo o Google vai identificar que o seu site está utilizando Black Hat e provavelmente você irá sofrer punições severas por ter escolhido esse caminho.
É importante ressaltar que o Google trabalha constantemente para que os seus robôs consigam preencher todas as brechas, evitando ao máximo que ele seja enganado na hora de indexar uma página. Além disso, assim como os buscadores os especialistas de SEO também condenam essas artimanhas, tanto é que o Google criou uma aplicação para que os próprios webmasters e profissionais da área, possam denunciar os sites que utilizam o Black Hat.
Agora falando de punições, os mecanismos de busca poderão penalizar o site que está cometendo algum tipo de infração. Entre as mais conhecidas punições estão:

  • Diminuir a relevância da página, mas sem penalizar o domínio como um todo
  • Perda de posições nos resultados de busca
  • Dificuldade para indexar e rankear novas páginas
  • Desindexar/Excluir o site do buscador

Links patrocinados no Google

SEO Black Hat

Separamos o que atualmente é considerado como SEO Black Hat. Confira:

  • Utilizar textos ocultos
  • Utilizar cloaking (camuflagem de conteúdo)
  • Repetir exaustivamente a mesma palavra-chave
  • Dar enfase a palavra-chave que não tem nada a haver com o conteúdo principal
  • Conteúdo duplicado. Copiar descrições de produtos ou textos é considerado uma forma de enganar o Google

White Hat SEO

As técnicas White Hat para SEO são aquelas que seguem a risca as regras e as diretrizes dos buscadores, afim de agradar os robôs e alavancar de forma orgânica e natural o seu site no ranking de buscas.
O principal foco do White Hat é trabalhar a qualidade do conteúdo para agradar o usuário final com informação relevante e única. Outro pilar desse tipo de otimização está diretamente relacionado ao engajamento e a propagação do conteúdo. Receber recomendações e referências para o seu domínio dentro de mercado de nicho, também é levado em consideração para submeter bons resultados no Google.
No geral, adotar esse tipo de estratégia costuma demorar um pouco para surtir efeito, mas a longo prazo você terá um domínio forte e um site bem otimizado para se manter por muito tempo nas buscas orgânicas e sem o risco de sofrer qualquer tipo de punição.

Agência de SEO

ENTRE EM CONTATO:
agencia-de-links-patrocinados-e-seoA DGAZ está há 14 anos (desde 2002) atuando como uma das melhores empresas de SEO do segmento. Fale com a nossa equipe e conheça de perto as soluções em SEO Extremo!
[btn_link url=”https://www.dgaz.com.br/contato/” size=”lg”
cls=”info”]Contatar Agência de SEO?[/btn_link]

SP – (11) 2348-5714
 

SEO e Links Patrocinados

Agência de Marketing criada em 2002 focada em Links Patrocinados Google, Criação de Apresentações em PowerPoint, Criação e Manutenção de Landing Pages e SEO. Agende uma visita e surpreenda-se com a DGAZ Marketing!

contato@dgaz.com.br
+55 (11) 2348-5714 / 2348-5715