As Etapas do SEO e como elaborar um Projeto SEO?

As Etapas do SEO e como elaborar um Projeto SEO?

Como elaborar um projeto SEO?

Veja qual a importância e as etapas de um bom projeto de SEO

seo-agenciaTentar implantar uma estratégia de projeto SEO – Search Engine Optimization, sem um verdadeiro projeto de SEO é um dos erro mais comuns para quem está iniciando na área. Ele é um trabalho que exige:

1) Compreensão da estrutura Web (Títle, Description, Palavras-Chaves e Conteúdo)
2) Análise estatística
3) Análise de programação técnica
4) Instalação e Validação de Tags do Google
5) Tempo (sim, é preciso se dedicar!)

Um projeto SEO é na verdade a construção de um caminho para alcançar um determinado objetivo, então é preciso detalhar exatamente onde queremos chegar para que possamos ter sucesso nesse trabalho. Neste post iremos mostrar as formas a este trabalho. Mas se quiser já ir cotando o Peojeto SEO a seu site conosco:

Faça um orçamento  SEO agora!

 

1 – Análise da Situação

Icons-SEO-1É nessa etapa do projeto de SEO que tomamos ciência sobre o ambiente em que iremos trabalhar, necessidades, objetivos e orçamento disponível. É uma etapa de avaliação do projeto e as implicações envolvidas. Devemos entender em que cenário iremos atual e quais são os recursos e limitações. Estudar a viabilidade de implantação da estratégia de SEO é fundamental, pois muitas vezes nos deparamos com situações em que se fazem necessárias alterações que muitas vezes não são identificadas em uma primeira abordagem.

Um exemplo disso, são plataformas que não possuem os recursos necessários para a implementação de uma estratégia de SEO. Nesses casos, por exemplo, as mudanças necessárias podem extrapolar em muito as previsões iniciais, com consequências diretas no orçamento do projeto de SEO.

2 – Pesquisa

Icons-SEO-2É nessa fase do projeto de SEO que realizamos as pesquisas necessárias para a implementação da otimização. Neste momento determinamos quais são as palavras-chave para as quais iremos otimizar o site, quais serão as landing pages, que tipo de estrutura será necessária para uma boa otimização das diversas páginas e quais os recursos de SEO serão empregados. No caso do SEO para e-commerce, observamos também a estrutura de categorias das lojas virtuais.

É na fase de pesquisa que travamos conhecimento com o negócio e suas peculiaridades. Devemos fazer pesquisas para identificar hábitos e costumes dos usuários que pretendemos atingir, o momento de busca em que ele se encontrar, para podermos moldar o conteúdo do site de forma a ser facilmente encontrado pelos visitantes nas páginas de respostas dos buscadores.

3 – Implementação técnica

Icons-SEO-3É nesse momento que fazemos a otimização dos fatores on-page como meta tags e outros recursos aplicados ao corpo do site e seu conteúdo e também dos fatores off-page do site como propagação e link building.

É também nessa etapa, quando se trata de um trabalho inicial, que faremos a implementação de códigos de autenticação, arquivos acessórios como Sitemaps e dos protocolos de exclusão do site (Robots.TXT). Em um projeto de SEO devemos tomar bastante cuidado com essa fase, porque ela será a responsável direta pelas próximas ações e portanto qualquer falha pode comprometer seriamente o desenvolvimento do trabalho.

4 – Monitoramento dos resultados

Icons-SEO-4Fazemos o acompanhamento dos resultados das técnicas aplicadas para avaliar a eficácia das ações. Vamos verificar o posicionamento das diversas palavras-chave otimizadas nas páginas de respostas dos buscadores e sua evolução em termos de posicionamento. É uma etapa onde o Google Analytics ajuda muito, pois revela o padrão de utilização dos usuário.

5 – Ajustes e correções

Icons-SEO-5É a fase de retroalimentação do processo, quando, identificadas melhorias a serem feitas, partimos para os ajustes necessários. O processo de SEO é contínuo e deve ser periodicamente verificado, já que normas são mudadas durante o tempo e além do mais, cada vez mais participantes chegam ao mercado, acirrando assim a disputa pelas melhores posições nas páginas de respostas dos buscadores. É nessa etapa que verificamos se os objetivos do projeto foram alcançados e caso não, o que podemos fazer para melhorar o desempenho do site.

Definidas as etapas é hora de colocar em prática o Projeto SEO

Agora que já temos todas as etapas do projeto SEO bem definidas é hora de colocá-lo em ação.

É importante nesse momento que toda a equipe envolvida no projeto esteja a par dos objetivos. Em função da diversidade de ações que deverão ser executadas, que abrangem áreas tão distintas como web design, arquitetura da informação e até mesmo as mídias sociais, é necessário que todos os envolvidos na administração e manutenção do site sejam participantes ativos do processo.

Uma abordagem fragmentada pode resultar em atrasos e desperdício de tempo e recursos.

Não se esqueça que o trabalho de SEO deve ser posicionado dentro de um contexto de marketing digital.

Outra questão a ser considerada na execução do seu projeto de SEO é o que diz respeito ao cronograma. Cada etapa deve ter um prazo determinado para sua execução, pois em termos de SEO, existem prazos que devem ser compatibilizados para que a estratégia crie uma sinergia entre as diversas etapas. Sem um cronograma definido, podemos perder o potencial de algumas das ações dentro de um projeto de SEO.

Como se pode ver, um projeto de SEO é muito mais que apenas a aplicação das técnicas de otimização de sites.

É um projeto longo e que por isso precisa ser muito bem detalhado.

E dá resultados de médio a longo prazo.
É gostoso estar nas primeiras páginas do Google
A DGAZ recomenda!!!

Como escolher sua Agência de
Projetos SEO?

  1. Avalie o site da empresa (veja se contém informações fáceis de compreender, como elas trabalham, o que oferecem, e claro, se o conteúdo é limpo e claro.
  2. Peça um orçamento!
  3. Veja se elas estão associadas a alguma associação. Exemplo: Abradi
  4. Quais clientes eles atendem e peça 3 referências. Se você receber contatos de empresas conhecidas, melhor! Vale a pena tomar este tempo.
  5. Solicite exemplos de relatórios de SEO quais enviam aos clientes e veja se compreende estes de forma leiga
  6. Qual o porte da empresa? Quantos funcionários eles possuem?
  7. Procure no site Reclame Aqui se a empresa não tem reclamações. Este site é bastante interessante e tem auxiliado bastante aos brasileiros.
  8. Conheça a Agência, chame para uma visita e um bom cafezinho a vocês!

Conheça a DGAZ, Agência de Powerpoint

A DGAZ foi criada em junho de 2002 por Daniel Gaz com foco em projetos de qualidade e pontualidade! E porque você escolheria a nossa agência?

melhor-agencia-de-marketing-sao-paulo-dgaz

  • Associados a Abradi
  • Destaque nas primeiras posições do Google
  • Filiais em SP e RJ
  • 93% dos clientes aprovam nosso trabalho e recomendam
  • Resultados eficazes
  • Depoimentos de clientes em nossas páginas
  • Bastante pontuais e rápidos com entregas e Rigidez contratual
  • Pronto atendimento e Suporte

Início rápido

De 1 a 2 semanas! Sim, trabalhamos de forma rápida por sermos especialistas no assunto em SEO e Adwords e trabalharmos com um planejamento extremamente organizado.

Se procura por uma agência
de Projeto SEO, achou!

Também trabalhamos com Links Patrocinados no Google!

Ligue para nós:

Compartilhe esse Post

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será apresentado no comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.