A importância da página 404 para o SEO

A importância da página 404 para o SEO

O algoritmo do Google utiliza centenas de requisitos para ranquear melhor o seu site. Poucas pessoas sabem, mas as páginas de erro 404 servem tanto como uma estratégia de SEO, como também para uma forma de melhorar a experiência do usuário (UX).

Hoje vamos explicar um pouco sobre o que é o erro 404, qual a importância desse tipo de página. Separamos também algumas dicas para que você possa criar uma página bem agradável para o seu usuário.

O que é erro 404?

O erro 404 nada mais é do que aquela página não encontrada dentro de algum site. Historicamente essa página de erro sempre foi tratada como uma coisa muito ruim no ponto de vista do usuário, isso se deve a frustração de não conseguir ler aquele artigo ou comprar um determinado produto.

Se voltarmos um pouco no tempo, vamos lembrar de páginas 404 horrorosas, todas em inglês e sem o menor arrependimento por não mostrar aquilo que você estava procurando. Esse tipo de conteúdo não só diminuía a confiança e credibilidade do site como muitas vezes ele ficava marcado como algo de baixa qualidade. Ainda hoje, as pessoas não se acostumaram com esse tipo de página, mas existem formas de driblar esse erro com bom humor e criatividade, transformando uma impressão negativa em uma solução.

De qualquer forma, não importa a quantidade de erros de rastreamento de que você resolva no seu site, sempre haverá em algum momento uma página 404. Por esse motivo, é importante customizar esse tipo de página para amenizar esse pequeno problema e de repente – quem sabe – criar uma oportunidade dentro de um cenário negativo. Até porque diversos estudos comprovam que uma página 404 personalizada pode diminuir a recorrência de bounce rate (taxa de rejeição) do site.

A verdade é que esse tipo de erro só pode ser causado por 5 fatores: Conteúdo excluído, links quebrados, mudança de URL sem o devido redirecionamento, erro de digitação da URL ou problemas com o servidor.

erro 404

O Impacto no SEO

Com o passar dos anos buscadores como o Google mudaram seus algoritmos, juntamente com a sua filosofia a respeito sobre quem deve se manter no topo das pesquisas. Antes a prioridade era 100% em cima da palavra-chave, mas com o passar do tempo essa ideia mudou e agora eles priorizam a experiência do usuário.

Websites que conseguem gerar um conteúdo relevante e que incentive a interação com o visitante, faz com que o domínio receba um peso extra, aumentando sua relevância dentro das pesquisas orgânicas.

Esse mesmo conceito de usabilidade, é importante para evitar que os usuários acessem o site e saiam sem executar nenhuma ação em menos de alguns segundos. O efeito de uma página 404 sem customização, pode se tornar algo catastrófico para a otimização do seu site. Por conta disso a personalização da página 404, passou a ser tão importante para um bom SEO. A tentativa aqui é para diminuir a taxa de abando de página e ainda tentar mudar uma experiência ruim, em algo agradável ou até em algo que possa estimular o visitante a navegar por páginas similares ao conteúdo buscado.

Dicas para customizar a página 404

Se você está se questionando sobre como criar uma página 404 que seja amigável, não se preocupe, pois separamos algumas dicas para você.

Inspire-se: Uma boa página 404 começa com um excelente trabalho conceitual imposto pelo design.

O que houve? É importante informar para o seu visitante o motivo pelo qual ocorreu o erro 404.

Ninguém tem culpa: Não culpe o cliente por ele ter encontrado a página de erro. Na verdade a culpa não é de ninguém. Essas coisas acontecem.

Equilibre o tom: A suavidade semântica e tom imposto nesse tipo de página é capaz de amenizar a situação. Alguns estudos apontaram que as palavras “provavelmente” e “possivelmente”, servem muito bem para explicar esse tipo de inconveniente.

Sem blá blá blá: Evite as explicações técnicas.

Agência de Links PatrocinadosSeja criativo: Quanto mais criativo e bem-humorado, melhor! Aposte em uma sacada engraçada e que estimule o usuário a buscar algo semelhante dentro do seu site.

Solução é importante! O toque humorístico é sempre interessante, mas lembre-se de que você precisa resolver o problema. A inserção de uma caixa de busca interna, um link para a home do site ou simplesmente exibir alguns artigos e produtos que possuam uma semântica parecida com página buscada inicialmente, podem ajudar.

Público-alvo: Cada mensagem deve ser corresponde ao seu tipo de segmento. Se você conhece bem o seu público, então provavelmente sabe quais artifícios usar para tirar um sorriso da cara do seu usuário.

Melhor dos mundos: Mesmo que você tenha uma página 404 customizada, é sempre bom evitar que ela esteja rankeada no Google. Afim de evitar esses problemas, é importante ajustar o robots do seu site ou até mesmo realizar os devidos redirecionamentos 301 para páginas similares.

SEO: 7 Dicas para quem está começando

Agência de SEO

ENTRE EM CONTATO:

agencia-de-links-patrocinados-e-seoA DGAZ está há 14 anos (desde 2002) atuando como uma das melhores empresas de SEO do segmento. Fale com a nossa equipe e conheça de perto as soluções em SEO Extremo!

Contatar Agência de SEO?


SP – (11) 2348-5714

Compartilhe esse Post

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será apresentado no comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.