6 Ferramentas de SEO que você precisa conhecer

6 Ferramentas de SEO que você precisa conhecer

Já faz alguns anos que quem trabalha com um planejamento de SEO está sempre em busca de novidades para conseguir otimizar o seu site, seja ficando de olho nas atualizações e insights do Google ou até mesmo avaliando novas ferramentas que surgem no mercado para auxiliar no processo de otimização.

As ferramentas de SEO viraram rotinas indispensáveis para os profissionais de marketing que estão engajados em melhorar o posicionamento do seu site perante aos buscadores. Atualmente podemos encontrar centenas de ferramentas, programas e aplicativos que são capazes de ajudar em cada etapa do projeto.

A DGAZ separou as 6 ferramentas mais importantes iniciar os trabalhos e monitorar o seu site e os seus concorrentes.

Ferramentas de SEO

 

Google Keyword planner

Uma das primeiras grandes tarefas de SEO é encontrar as palavras-chave para iniciar o trabalho de otimização. O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita e que você poderá encontrá-la no painel administrativo do Google Adwords.

O Keyword Planner ajuda a qualificar as palavras-chave, mostrando o volume de busca, o nível de concorrência/competitividade e até variações dos termos que você está buscando.

É uma excelente ferramenta para priorizar quais termos você deve iniciar os trabalhos de conteúdo no site, sempre associando competitividade x volume. Além disso, você conseguirá ter uma noção das vantagens de trabalhar com palavras cauda longa e analisar a possibilidade de inserir algumas estratégias secundárias de SEO.

Google Trends

Seguindo a linha de ferramentas que o Google disponibiliza para SEO, o Google Trends é uma ferramenta gratuita e bastante útil e versátil de se trabalhar.

Com o Trends é possível identificar a sazonalidade de palavras-chave e até entender quais os assuntos mais comentados do momento, mas na verdade ele é famoso por fazer comparação entre os termos que você já selecionou, exibindo um comparativo referente ao volume de busca entre as keywords, dentro de um período especifico. Lembrando também que é possível executar filtros por região, país, estado e cidade.

PageSpeed

O tempo de carregamento de página do seu site não é apenas imprescindível para classifica-lo melhor no ranking dos buscadores, mas também é um parâmetro importante para agradar o seu usuário.

O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta que mostra de forma detalhada alguns recursos para aumentar a velocidade de carregamento do seu site. Seja implementando melhorias nos códigos de programação (html, css, js) ou até mesmo reduzindo o peso de algumas imagens. A ideia aqui é fazer você fazer a maior quantidade de melhorias, para aumentar o seu score e consequentemente diminuir o tempo de carregamento das páginas internas do seu site.

Google Search Console

O Google Search Console, antigo webmaster tools, é uma ferramenta focada para análise on-page e indispensável para o sucesso de qualquer projeto de Search Engine Optimization (SEO).

Através dessa ferramenta você saberá quantas páginas do seu site estão sendo indexadas, quais páginas estão com erro de rastreamento 404, se o sitemap foi aplicado da forma correta e ele também é capaz de apontar para os robôs do Google quais novas páginas precisam ser indexadas e quais ele deverá ignorar.

O Search Console é bem completo poderá te ajudar em muitas frentes na otimização do seu site. Dê uma atenção especial para ele.

Leia também sobre as 7 Dicas de SEO para iniciantes.

Screaming Frog

Outra ferramenta com foco em on-page é o Screaming Frog. Ela possui uma versão gratuita, que deixa tudo um pouco limitado e uma versão paga que entre outras funções oferece:

  • Identifica quais imagens precisam ser otimizadas
  • Encontra erros 404
  • Avalia relevância dos links internos e externos
  • Identifica conteúdo duplicado
  • Avalia o tempo de carregamento das páginas
  • Cria e otimiza o sitemap
  • Simula os spiders do Google
  • Aponta urls para ser otimizadas

SEMrush

Por fim, chegamos ao SEMrush, uma das ferramentas mais completas no mercado e que serve para monitorar o posicionamento das suas keywords.

O SEMrush pode ser incorporado tanto no início do projeto para mapear e avaliar concorrentes, quanto para dar uma noção de como está andando as ações que você realizou para melhorar o posicionamento do seu site.

Essa ferramenta é paga e oferece vários insights para melhorar o desempenho do seu site e cirar novas estratégias para superar a concorrência, entre as principais funcionalidades podemos destacar:

  • Agência de Links PatrocinadosQuais palavras levam para o seu site
  • Recomendações para aumentar o Site Audit
  • Cadastrar e monitorar suas palavras-chave e a de seus concorrentes
  • Monitorar posicionamento e evolução no posicionamento de cada palavra
  • Analisar o market share entre você e seus concorrentes
  • Analisar anúncios do Adwords dos seus concorrentes
  • Analisar quantida de backlinks e qualidade de cada um

Projetos de SEO?

ENTRE EM CONTATO COMIGO:

agencia-de-links-patrocinados-e-seoA DGAZ está há 14 anos (desde 2002) atuando como uma das melhores empresas de SEO do segmento. Fale com a nossa equipe e conheça de perto as soluções em SEO Extremo!

Contatar Agência de SEO?


SP – (11) 2348-5714

Compartilhe esse Post

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será apresentado no comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.