DGAZ Marketing

Subdomínio ou Subdiretório? O que é melhor para o seu site e por quê?

Subdomínio ou Subdiretório? O que é melhor para o seu site e por quê?

Quando o assunto é SEO (Search Engine Optimization) e maneiras de como melhorar os resultados do seu site nos mecanismos de busca orgânica, uma questão costuma aparecer com frequência: o que compensa mais para facilitar o site ser encontrado, colocar as demais páginas como subdomínio ou subdiretório?

O que é Subdomínio e Subdiretório?

É preciso ter claro em mente do que estamos falando. Além da página principal — a sua home –, você vai colocar no ar outras páginas específicas, onde vai expor seus serviços disponíveis, por exemplo, a história da sua empresa, formas de entrar em contato, um blog, etc.

Qual a diferença entre Subdomínio e Subdiretório?

E na hora de subir tais conteúdos para a internet, é preciso definir como ficarão dispostos. O subdomínio é uma ramificação da sua home, uma espécie de atalho para o seu domínio, com endereço (URL) próprio, mas que tem por objetivo conduzir seus visitantes para o seu site, de fora dele.

Já o subdiretório se localiza dentro do site. Ele opera na lógica de que a sua home funciona como uma pasta raiz, e suas outras páginas ficam armazenadas dentro dela, como subcategorias.

De maneira prática, do ponto de vista do usuário, o subdiretório coloca seu nome após a sua URL principal, dando um maior sentido semântico, já que o menor vem após o maior. Enquanto o subdomínio tem seu nome antes da URL, de maneira inversa. Por exemplo:

Afinal, o que compensa mais?

Essa pergunta é extremamente difícil de responder categoricamente. Isso pois sua resposta depende mais da finalidade, podendo variar entre um e outro.

O que é Subdomínio e Subdiretório?

Se o seu interesse for gerar mais visitas para o seu site e torná-lo mais relevante nas buscas orgânicas do Google, você deve optar pelo subdiretório, porque o Google identifica um subdomínio como um site diferente, e não como parte do seu endereço.

Um subdomínio vai lhe obrigar a criar toda a “relevância” e “força” do zero, investindo novamente em táticas de SEO e adjacências. A própria ferramenta Google Analytics não vai analisar os dados do seu domínio e subdomínio juntos, como uma coisa só.

A questão dos links internos do seu site também será afetada. Todo o redirecionamento para outras partes da sua URL a partir de linkangem interna contará acessos para o site apenas com subdiretório. E não com o subdomínio.

Quando o Subdomínio vence a disputa

No entanto, existem casos em que a opção mais aconselhável é usar o subdomínio. Quando sua estratégia é expandir sua presença dentre os resultados de busca, afastando concorrentes ou outros resultados de perto, é hora dos subdomínios.

O Google vai interpretar seu subdomínio como outro endereço, colocando-o na lista no lugar de outro resultado. Isso é muito utilizado, por exemplo, por políticos e pessoas públicas que têm por objetivo “esconder” resultados indesejados.

Conclusão

Como dito acima, chegar a uma conclusão categórica não é possível. O que é viável, contudo, é analisar bem seus objetivos, suas metas e seus dados orgânicos. Consulte seus números no Google Analytics e pense bem!

Quer mais estratégias de SEO?

A DGAZ conhece o caminho das pedras e possui todo o conhecimento necessário para indexar o seu site e a sua marca na internet. Considerada como autoridade quando o assunto é SEO e resultados de buscas orgânicas, ela é dona do selo Google Partner Premium, o mais alto, e certificada com excelência pelo parceiro Google.

 

agencia-de-links-patrocinados-e-seoENTRE EM CONTATO

DGAZ está há 14 anos (desde 2002) atuando como uma das melhores empresas de SEO do segmento. Fale com a nossa equipe e conheça de perto as soluções em SEO extremo!

SP – (11) 2348-5714

Compartilhe esse Post

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será apresentado no comentário.