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SEO: Como fazer link building com qualidade

SEO: Como fazer link building com qualidade

 

Link Building é um dos trabalhos mais difícil em SEO e é muito importante na área de marketing.  Tem como objetivo construir links externos que apontam para outro site, afim de melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

A última pesquisa realizada por grandes profissionais de SEO revela que 40% dos fatores de rankeamento de um site refere-se aos links.

Qual a importância do link building

Uma das formas que os buscadores utilizam para avaliar um site, é a autoridade que o mesmo tem em relação a algum tema. Basicamente os motores de busca procuram referenciadores para medir o quanto o seu site entende de determinados assuntos. Nem preciso dizer que boas referências, são excelentes gatilhos uma boa otimização de site.

Como avaliar os links

Para avaliar as conexões entre os sites, o Google leva em consideração alguns fatores importantes. Entre eles:

  • Contexto: local e assunto onde o link aparece;
  • Texto âncora; Se condiz com o que seu site oferece;
  • Tipo de link: Se o link é follow ou nofollow;

Ok, mas afinal o que isso influência? Bom, basicamente o Google avalia se o seu link está alocado de forma pertinente para que o usuário que está lendo um artigo, por exemplo, consiga extrair maiores informações com o link anexado no post.

Outro ponto vital para um bom trabalho de Link Building é a autoridade que os referenciadores fornecem. Por exemplo, um blog muito relevante e que está bem posicionado no Google faz um artigo falando de “Dicas de SEO” e linka essa palavra para a DGAZ. Esse tipo de linkagem é perfeito para gabaritar a agência a se tornar uma referência no assunto, aos olhos do Google. Entretanto, se esse mesmo blog utilizar a tag nofollow (rel=”nofollow”), significa que isso não gerará impacto algum nas buscas orgânicas. O máximo que pode acontecer é angariar mais alguns leads, o que também convenhamos, é excelente!

O que fazer para obter o link ideal?

Agência de Links patrocinadosPara um bom perfil de link, deve-se levar em consideração três importantes pontos: qualidade e quantidade e onde está situado.

  • Qualidade: o texto âncora é um dos principais fatores de qualidade, pois é o texto que os usuários podem clicar e acessar conteúdos de outra página, ele auxilia os mecanismos de busca a identificar palavras-chave relacionadas ao site, melhorando seu posicionamento.
  • Quantidade: refere-se à força que cada domínio tem para os motores de busca, portando quanto mais força o domínio tiver, melhor.
  • Onde está situado: o link deve estar localizado em um site relacionado com o seu tema, ou seja, deve haver um contexto entre o site que está linkando e o que irá receber o link.

Elementos que podem afetar o Link Building

Primeiramente deve-se levar em conta que o link deve estar apontados não apenas à páginas iniciais, e sim à páginas importantes que auxiliam em sua distribuição.

A partir de estudos realizados por agências de SEO, iremos listar abaixo três dos vários elementos que afetam o Link Building caso não forem utilizados de forma correta:

  • Números de links que apontam para fora da página: deixem de lado as páginas que apontam para várias outros sites, pois elas perdem seu valor.
  • Qualidade dos sites: os sites que estão sendo linkados na página devem ser de qualidade, pois caso contrário seu valor cai e pode chegar a ser considerado um Black hat.
  • Páginas acessíveis nos motores de busca: sites em Flash e iFrames, por exemplo, impedem sua indexação nos motores de busca, portanto o link nela não tem nenhum valor.

Dicas para conquistar bons links

Bom conteúdo

Para fazer o link building dar certo, antes de tudo o seu conteúdo precisa ser uma referência no mercado em que atua.

Sempre quando um artigo muito relevante é publicado, não tenha dúvidas de que ele servirá de inspiração para outros blogs, que consequentemente poderão linkar o seu artigo como uma referência aos leitores.

Outro fator decisivo para um bom conteúdo, é que se o seu produto ou serviço é bom, com certeza haverá blogueiros e sites especializados fazendo reviews e opinando sobre a sua marca, chegando ao ponto até de recomendá-lo.

Prospecção de links

A principal forma de conseguir bons backlinks é fazer uma prospecção ativa de parceiros. Essa parte do trabalho se mistura muito com à assessoria de imprensa, pois basicamente você precisará criar um relacionamento com sites e blogs para relacionados a sua área para negociar a troca de releases, menções de marca e principalmente a troca de links.

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