DGAZ Marketing

Ferramentas Gratuitas para SEO

Ferramentas Gratuitas para SEO

Aqui no Blog da DGAZ, já falamos bastante sobre SEO — desde como otimizar o seu site usando as técnicas de otimização de busca, até dicas de redação SEO. Mas para se conseguir o máximo em SEO não basta aprender e querer fazer tudo sozinho.

Algumas ferramentas ajudam aqueles que se aventuram pelo universo SEO. Muitas delas, gratuitas, estão ao alcance de qualquer pessoa. Essas ferramentas gratuitas para SEO costumam ser divididas em três categorias:

  • Ferramentas Online;
  • Plugins;
  • Ferramentas que simulam Robôs.

Ferramentas Online para SEO

A lista abaixo se refere às ferramentas para SEO que podem ser acessadas pela internet, sem a necessidade de instalação ou pagamento. Elas ajudam direta ou indiretamente a descobrirmos mais sobre detalhes em SEO do próprio site ou dos concorrentes, e influenciar num melhor posicionamento nas buscas.

  • Quirk Search Status:

Essa ferramenta possibilita a visualização dos resultados do Google sem a influência do cache. Ou seja, você conseguirá ter a mesma visualização que o gigante das buscas disponibiliza em seus servidores. Isso faz diferença porque, sempre que se procura algo no Google, os resultados são automaticamente influenciados pelo seu perfil online — uma série de algoritmos baseados em suas preferências, histórico, etc.

Ela também exibe as informações referentes às meta tags, permitindo visualizar todas as meta tags utilizadas no site analisado — seja o seu ou da concorrência. Além de otimizar suas páginas, pode ajudar em novas meta tags para o futuro.

  • Google Webmaster Tools:

O Google Webmaster Tools se sobressai simplesmente por ser uma ferramenta oficial do Google. Mas ele vai além disso e consegue dar recomendações de títulos, tags, descriptions, erros e outros.

  • Pagespeed Insigts:

Ótima ferramenta para obter a noção do tempo necessário para carregar páginas em html, css e js. Além de informar, o Pagespeed Insights proporciona uma rápida análise com dicas de como melhorar a situação do seu site.

Plugins

Plugins são extremamente úteis e práticos. Eles não dependem de acesso específico ou muito menos de download. Caracterizam-se por estarem disponíveis como um simples botão dentro do navegador usado — alguns exclusivos para determinado navegador, outros, universais.

  • Style Killer:

Exclusivo para o Google Chrome, o Style Killer exibe o posicionamento das heading tags — os títulos e subtítulos postados como h1, h2, h3 e assim por diante, que influenciam um bocado no SEO — de um site específico.

  • SEO Quake:

Plugin extremamente útil e disponível para o Google Chrome e Mozilla Firefox, o SEO Quake traz diferentes dados relevantes. Os mais importantes, talvez, sejam a densidade da palavra-chave escolhida — que mostra a ocorrência de vezes em que ela aparece — e o total de links internos e externos da página.

Ferramentas que simulam Robôs

Essas ferramentas se mostram úteis quando levamos em conta que quem faz o ranqueamento das páginas são os robôs (ou bots). Eles usam diferentes algoritmos para identificar padrões e dados que serão considerados para definir o posicionamento de determinado site nos resultados de buscas.

  • Google Webmaster Tools:

O Google Webmaster Tools também simula os bots do Google, para mapear os links dispostos ao longo da sua página.

Agência de SEO

ENTRE EM CONTATO:

agencia-de-links-patrocinados-e-seoDGAZ está há 14 anos (desde 2002) atuando como uma das melhores empresas de SEO do segmento. Fale com a nossa equipe e conheça de perto as soluções em SEO extremo!

Contatar Agência de SEO?
SP – (11) 2348-5714

Compartilhe esse Post

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será apresentado no comentário.