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Diferenças entre SEO On Page e Off Page

Diferenças entre SEO On Page e Off Page

Estamos vivenciando um cenário de muita competitividade no mercado empresarial e o grande desafio é conquistar o destaque necessário para gerar mais clientes e assegurar a sobrevivência das empresas. Um dos canais que mais se desenvolve gira em torno da criação e otimização de sites. O grande mundo utópico passa pelo pensamento de colocar o seu site no topo dos resultados dos buscadores utilizando técnicas de SEO e consequentemente aumentar a quantidade de forma gratuita.

A verdade é que para conseguir esse destaque nos buscadores, será necessário muita dedicação e atenção aos detalhes. Inclusive, existem duas formas de se trabalhar com o SEO, o modo On Page e Off page. Hoje vamos falar um pouco sobre cada um e detalhar as tarefas necessárias para aplicação dessas estratégias.

O que é SEO On Page?

Especialistas afirmam que o SEO On Page é a parte mais importante para o desenvolvimento estratégico de uma boa otimização de sites. De um modo geral podemos definir esse conjunto de técnicas, como melhorias na parte interna do seu site ou blog. Melhorias essas que tem muito a ver com o conteúdo único, segmentação de palavra-chave, meta tags e estrutura de cada página.

Confira os principais itens para o SEO On Page:

Título da página

O título da página é um dos elementos mais importantes para o SEO On Page. Esse item é crucial para melhorar a indexação de páginas no Google e gerar interesse dos usuários pelo tema que você está falando.

Para assegurar uma boa estratégia, é importante incluir no título as principais palavras-chave que você deseja trabalhar, desde que tenha referência com o conteúdo de cada página. Outro detalhe que é importante se atentar, é em relação ao cuidado com o titles duplicados, os buscadores não curtem muito essa ideia e pode entender mais como uma técnica de SEO black hat e ai a indexação pode demorar mais a aparecer.

Head tags

Head tags é uma forma de organização de conteúdo e hierarquia de informação. Mais especificamente, no código fonte é utilizado tags h1, h2, h3 para definir o do nível de importância para cada título e subtítulo da página. Você pode verificar se o seu site tem essas tags inspecionando o código fonte (Ctrl + U). Se o seu site tiver mais (ou menos) de uma h1, isso é um problema grave, e só mostra o quanto você terá de trabalhar para otimizar o seu site.

Meta descrição

A meta descrição não é um parâmetro para melhorar a indexação, pelo menos não diretamente. Ela é uma espécie de micro-resumo, que serve como um gatilho para fazer os usuários clicarem no seu site quando estiverem nas buscas do Google.

Quanto mais atraente for a sua descrição, mais usuários irão acessar e o seu site e consequentemente o Google irá interpretar que você tem um conteúdo interessante, aumentando o seu posicionamento nas buscas.

URL amigável

Provavelmente você já se deparou com esses dois tipos de URL:

  • meuexemplo.com.br/id=13546
  • meuexemplo.com.br/otimizacao-de-sites

Analisando friamente, qual você considera ser a correta? Obvio que o segundo exemplo. A URL deve conter o menor número de caracteres possível, sempre separando as palavras-chave com hífen para não gerar dúvidas ao usuário e muito menos para os robôs dos buscadores.

O que é SEO Off Page?

A quantidade de links que apontam para o seu site, é um fator relevante para que o Google e outros buscadores entendam que você tem credibilidade dentro do nicho. Então podemos destacar que basicamente o SEO Off Page está relacionado as ações de link building.

Veja algumas estratégias de SEO Off Page:

Parcerias

Um bom trabalho de link building consiste em firmar parcerias com fornecedores e blogs que atuam dentro do seu segmento. Obviamente o é sempre importante contextualizar essa inserção de links, para não ficar uma propaganda escancarada.

Comentários

Praticamente todos os blogs e portais possuem a documentação“no follow” habilitada no campo de comentários. Isso quer dizer que o blog não se responsabiliza pelos links postados. E muitas pessoas argumentam que esse tipo de estratégia é uma perda de tempo, mas honestamente essa linkagem surte um efeito positivo tanto em relação ao trafego, quanto em rankeamento nos motores de busca, o importante é sempre postar um comentário relevante ao assunto e que tenha sentido com a sua área de atuação.

Redes sociais

O compartilhamento social também é importante para chamar a atenção dos buscadores. Faça com que as pessoas avaliem seus produtos, serviços e artigos. Esse buzz gerado ainda lhe renderá frutos no futuro.

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