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Como otimizar a sua página em SEO

Como otimizar a sua página em SEO

 

Um bom trabalho de SEO pode fazer toda a diferença na hora de colocar o seu conteúdo na internet. Algumas iniciativas simples, fáceis e rápidas de se aprender são capazes de alavancar o site da sua empresa ou marca e se destacar em meio aos concorrentes. É importante ter em mente que otimizar a sua página em SEO não é nenhum bicho de sete cabeças.

O termo SEO vem do inglês e significa Search Engine Optimization, ou, em tradução livre para o português, Ferramenta de Otimização de Busca. Há quem o traduza por “Otimização para Motores de Busca” ou “Otimização para Mecanismos de Busca”. Trata-se de um conjunto de regrinhas e estratégias para melhorar o seu ranqueamento num site de busca – como o gigante Google.

Como ranquear uma página no Google

 

Primeiro Passo: Palavra-chave

É vital, antes de qualquer coisa, definir a palavra-chave que norteará toda a escrita do texto e sua estrutura. Sempre que ela aparecer, em qualquer ponto do post, deve ser escrita exatamente da mesma maneira, constar sempre de maneira idêntica e em negrito — o que contará muitos pontos e chamará a atenção dos buscadores online.

Um exemplo: digamos que você possua uma empresa de sapatos masculinos e sua intenção seja encontrar usuários que procurem pelo termo “sapatos para homens” nos buscadores. Logo, “sapatos para homens” será a sua palavra-chave principal.

Há de se ter em mente jamais adicionar adjetivos ou pequenas mudanças dentro da palavra-chave. Uma simples alteração como inserir “sapatos estilosos masculinos” resultará numa quebra do padrão e, consequentemente, numa perda no potencial de ranqueamento.

Portanto, mantenha o original: “sapatos para homens” e use-o ao menos 3 ou 4 vezes ao longo do texto.

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A importância de título, url, descrição e subtítulos

A começar pelo título do seu post, existe toda uma racionalidade lógica por trás do chamado SEO. A palavra-chave deve, obrigatoriamente, constar no título da página (title, em inglês) e em sua url — ou seja, no seu endereço online (seusite.com/sapatos-para-homens).

Coloque o nome da sua postagem como “cabeçalho 1”, ou entre o código “h1” dentro da linguagem html. Use o “h1” apenas nesta vez. Dividir o seu texto em blocos também é uma dica essencial. Para isso, insira subtítulos antes desses blocos e, invariavelmente, coloque-os sob a opção “cabeçalho 2” ou “cabeçalho 3” (“h2” ou “h3” no html), e assim por diante, a medida que apareçam.

Preencher devidamente a descrição da sua página também faz a diferença na hora de atrair usuários. A descrição, como deve soar óbvio, traz um resumo do seu conteúdo. Respeitando o limite de tamanho, a descrição mostrará o que o usuário irá encontrar ali dentro, facilitando a sua vida para decidir clicar e, efetivamente, entrar no seu endereço.

Conteúdo, imagem, linkagem e outras dicas

 

Pode parecer lugar comum, mas é essencial ressaltar a necessidade de se produzir “conteúdo único”. Significa não usar de artimanhas como o famoso “ctrl c + v”, ou seja, copiar trechos ou mesmo conteúdos inteiros de outros lugares.

A presença de imagens também ajuda, e não apenas por suavizar a página e dar mais fôlego a um conteúdo com texto. A imagem, quando inserida com esmero, faz diferença. É interessante preencher seus dados, especialmente o “título alt” (alternativo); é ele que aparecerá caso a imagem não carregue. Assim, quando um erro acontecer, o usuário ainda saberá do que se trata mesmo sem visualizá-la.

Linkar palavras e expressões pelo seu texto também comunicará ao buscador que a sua página possui uma grande relevância, e é embasada em diferentes fontes. Insira o link para outras páginas do seu site e também pra fora, sempre como requisito que o link abra numa nova aba.

Para finalizar, faça com que o usuário “se engaje”. Instigue-o a clicar e interagir com o seu site, que entre em contato com você. Seguindo no mesmo exemplo dos “sapatos para homens”, frise (com links) que ligando ou mandando um e-mail ele encontrará o que procura.

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